Rato de Show • 27 de fevereiro de 2025

Beat - Super grupo que te teletransporta a era King Crimson

“Revisitar algumas das minhas músicas favoritas é um deleite por si só, mas na companhia desta escalação estelar, espero ter meu traseiro musical chutado! Esta vai ser uma turnê e tanto” - Tony Levin

Todo amante de prog já ouviu falar pelo menos uma vez do King Crimson. Isso porque a banda é uma das mais influentes e inovadoras da história do rock, conhecida por sua abordagem experimental e sua constante evolução musical ao longo das décadas. Fundada em 1968 pelo guitarrista Robert Fripp, a banda britânica rapidamente se destacou com seu álbum de estreia, In the Court of the Crimson King (1969), considerado um marco do gênero.


Misturando elementos de jazz, música clássica, rock psicodélico e avant-garde, o King Crimson se tornou sinônimo de inovação, com formações frequentemente renovadas e um som que desafiava as convenções do rock tradicional. Entre seus discos mais icônicos estão Red (1974), Discipline (1981) e The Power to Believe (2003), cada um refletindo uma nova fase e abordagem dentro da trajetória da banda.


Em hiato há muitos anos, para a tristeza de seus fãs espalhados pelo mundo, recentemente foi anunciado um supergrupo chamado Beat, formado pelos integrantes Adrian Belew (vocal/guitarra) e Tony Levin (baixo), com o objetivo de trazer toda a experiência "Crimsoniana" para os palcos.


“De 1981 a 1984, o King Crimson criou uma música própria. Atemporal. Linda. Complexa. Feroz. Para os fãs que viveram isso naquela época e para aqueles que nunca puderam testemunhar, nosso objetivo é trazê-la à vida novamente. Uma tarefa monumental, mas vamos em frente! Não há pontos de exclamação suficientes para expressar meu entusiasmo!” – Adrian Belew

Mas tal feito não seria possível sem a união de outros dois grandes nomes da indústria, que fortalecem o "super" no supergrupo. Com o guitarrista Steve Vai e Danny Carey, baterista fora de série do Tool, o quarteto se une para reinterpretar os três álbuns do rei vermelho.


“Fazer parte desse grupo é um privilégio e uma oportunidade extraordinária de interpretar algumas das músicas mais amadas, atemporais e monumentais dos anos 80 (e além) com músicos verdadeiramente inspirados. Essa música ressoa profundamente em mim. Adrian, Tony e Danny são músicos únicos, com uma visão sobrenatural para apresentar ricas complexidades musicais de uma forma muito acessível, e estou ansioso para explorar as mentes musicais uns dos outros em tempo real no palco”, diz Steve Vai.


Recebendo ainda as bênçãos de Robert Fripp, que usou as redes sociais para dizer que este é um projeto “que eu apoio e encorajo totalmente”, a banda desembarca para uma apresentação única em São Paulo, em maio.


“Estou muito animado por dividir o palco com três dos meus músicos favoritos do planeta. Tony, Steve e Adrian sempre foram uma fonte de inspiração para mim desde o início da minha carreira, e agora poder compartilhar um pouco da minha jornada musical com eles é a realização de um sonho. Acho que posso falar por todos nós quando digo que espero que todos os nossos fãs estejam tão entusiasmados quanto nós com esta turnê.” – Danny Carey


Encabeçado pela Mercury Concerts, responsável pelo Monsters of Rock, assim como pelos incríveis side-shows que acontecem em São Paulo, este será mais um grande marco no portfólio da produtora.

SERVIÇO - BEAT

Cidade: São Paulo

Data: 09 de maio (sexta-feira)

Local:  Espaço Unimed - Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda

Portas: 20h

B.E.A.T: 22h             

Classificação Etária: 18 (dezoito) anos desacompanhados. Menores de 18 (dezoito) anos poderão comparecer ao evento desde que acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais. Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

Ingressos: a partir de R$275

Link: https://www.eventim.com.br/event/beat-espaco-unimed-19695281/